quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

DIVERSIDADE CULTURAL


Ao observarmos diferentes grupos étnicos convivendo em uma só região percebemos uma diversidade de costumes e comportamentos. Estas diferenças se dão pelo fato de que são povos com culturas distintas. A interação e a harmonia entre estas “tribos” dão origem a uma relação de mútuo aprendizado e aperfeiçoamento.

Fomentar esta fonte de dinamismo tem sido um dos papéis do Centro Cultural Banco do Nordeste – Sousa, através da formação de platéia e do social incentivo ao fazer cultural. Esta “Universidade” ou “Templo” como alguns o chamam, possui equipamentos que, por intermédio do teatro, da música, da literatura, das artes plásticas, do cinema, de debates e uma infinidade de outras atividades, vem, desde sua inauguração em Junho deste ano, promovendo o envolvimento de grupos populares, artistas e espectadores, expandindo o conceito de cultura.

Em nossas sociedades cada vez mais diversificadas, resulta indispensável garantir uma interação harmoniosa e uma vontade de conviver de pessoas e grupos com identidades culturais a um tempo plurais, variadas e dinâmicas. As políticas que favorecem a inclusão e a participação de todos os cidadãos garantem a coesão social, a vitalidade da sociedade civil e a paz. Definido desta maneira, o pluralismo cultural constitui a resposta política ao fato da diversidade cultural".

Assim diz o artigo segundo da Declaração Mundial da Diversidade Cultural. Para podermos viver num mundo pacífico é preciso antes concebê-lo. Para que isso seja possível, devemos respeitar as diferenças e sermos, também, agentes transformadores de um universo onde todos se unam e se misturem e que a diversidade deixe de ser uma cerca que separa terrenos para ser uma ponte entre o incompreendido e a busca pelo entendimento.

Nenhum comentário: